Fertilidade e infertilidade - Tratamentos e causas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fertilidade e infertilidade - Tratamentos e causas

Mensagem  Admin em Dom Abr 25, 2010 10:49 pm

infertilidade é um termo usado para mulheres que não podem ficar grávidas e para homens que não podem engravidar uma mulher depois de pelo menos um ano tentando. Nas mulheres, a infertilidade é usada para aquelas que estão em idade reprodutiva, e não aquelas que não têm fertilidade porque já passaram da menopausa. Mulheres que podem engravidar, mas não conseguem levar a gravidez até o nascimento do bebê, também podem ser consideradas inférteis.


Causas da infertilidade

A falta de fertilidade não tem uma única causa porque a gravidez é decorrente de uma cadeia de eventos. Descrevendo de forma simples, a gravidez inclui os seguintes passos:
* Os ovários da mulher devem ser capazes de liberar um ovo viável, o qual então deve ser capaz de viajar até o tubo de falópio.
* O homem deve ser capaz de ejacular e seu esperma deve ser capaz de viajar até o tubo de falópio.
* O esperma deve ser unir ao ovo para fertilizá-lo.
* O ovo fertilizado deve grudar dentro do útero receptivo, e ser nutrido pelo corpo para permitir ao feto se desenvolver e crescer até que esteja pronto para o nascimento.

Problemas com qualquer um desses passos pode interferir com a fertilidade e causar infertilidade. A causa da infertilidade pode estar no homem ou na mulher, ou pode ser devido a fatores combinados ou desconhecidos. Em alguns casos, fatores ambientais podem interferir na fertilidade. Em outros casos, condições genéticas ou outros problemas de saúde podem ser a causa principal da infertilidade.


Fertilidade e infertilidade feminina
Como explicado anteriormente, a fertilidade feminina depende de várias condições. Caso somente uma dessas condições não for encontrada, a gravidez pode não acontecer, ou ser interrompida antes do nascimento. A maioria dos casos de infertilidade feminina resulta de problemas com ovulação. Algumas condições que afetam a ovulação incluem insuficiência ovariana prematura, na qual os ovários param de funcionar antes da menopausa natural, e síndrome dos ovários policisticos, na qual os ovários podem não liberar um ovo regularmente ou liberar um ovo não viável. Entre as mulheres com síndrome dos ovários policisticos, mesmo que o ovo seja liberado e fertilizado, o útero pode não ser receptivo à implantação deste, o que resulta em infertilidade.

Outras causas de infertilidade feminina podem incluir:
* Tubos de falópio bloqueados devido a endometriose, doença inflamatória pélvica ou cirurgia.
* Problemas físicos na parede uterina.
* Fibrose uterina.

A fertilidade da mulher também pode ser afetada por certos fatores ambientais e de estilo de vida, como por exemplo:
* Idade.
* Estresse.
* Dieta pobre.
* Estar com sobrepeso ou abaixo do peso.
* Fumo, drogas e álcool.
* Medicações.
* Toxinas no ambiente.
* Condições genética.
* Outros problemas de saúde, incluindo doenças sexualmente transmissíveis.
________________________________________________________________________________________
Fertilidade e infertilidade masculina

O processo de fertilidade masculina envolve a produção de esperma maduro e que este alcance e fertilize o ovo. Embora o processo de fertilidade masculina pareça ser mais simples do que o da fertilidade feminina, ele também requer muitas condições, como:
* Capacidade de ter e sustentar uma ereção.
* Ter esperma suficiente.
* Ter sêmen suficiente.
* Ter esperma com a forma correta que se mova apropriadamente.
Problema com qualquer uma das condições acima pode afetar a fertilidade masculina.

Assim como a infertilidade feminina, a masculina pode resultar de problemas físicos, como testículos que não produzem esperma normal suficiente, problemas hormonais e fatores ambientais e estilo de vida como por exemplo:
* Idade.
* Estresse.
* Exposição a altas temperaturas, as quais podem afetar a capacidade do esperma se mover e fertilizar o ovo. Criptorquia é uma condição na qual os testículos não descem ao escroto, o que significa que eles ficam na cavidade corporal onde as temperaturas são maiores. Outro fator que pode elevar a temperatura nos testículos são cuecas apertadas.
* Fumo, drogas e álcool.
* Medicações.
* Toxinas no ambiente.
* Condições genéticas, como síndrome de Klinefelter.
* Outros problemas de saúde.

Entretanto, em alguns casos, o médico não consegue determinar a causa da infertilidade no homem ou na mulher. Adicionalmente, algumas causas de infertilidade não têm tratamento.

Admin
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/04/2010

http://gravidez.cinebb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum