Ciclo mentrual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ciclo mentrual

Mensagem  Admin em Seg Abr 26, 2010 6:49 am

O ciclo menstrual é o período que se inicia no primeiro dia de menstruação e termina no início da menstruação seguinte. O desenvolvimento cíclico do endométrio tem o objetivo de torná-lo receptivo ao ovo fertilizado. Se não ocorre gravidez, o endométrio descama na forma de menstruação.
A duração e regularidade dos ciclos menstruais variam entre as mulheres, mas costuma durar entre 25 e 35 dias com média de 28 dias.
Modificações cíclicas ocorrem nos ovários, onde há o desenvolvimento e liberação do óvulo, e na camada interna do útero (endométrio). A ovulação marca a divisão do ciclo em duas fases de 14 dias: folicular e lútea, no ovário, e proliferativa e secretora, no endométrio.
Por convenção, o dia em que se inicia a menstruação é considerado o primeiro dia do ciclo.


Ciclo ovariano
O ciclo ovariano é dividido nas fases folicular e lútea. A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação. A hipófise libera FSH (hormônio folículo-estimulante) que age nos ovários estimulando o crescimento de 5 a 20 folículos. A cada ciclo, normalmente apenas um folículo acaba se desenvolvendo e é chamado de folículo dominante. Ele cresce até alcançar o diâmetro médio de 20 mm, quando então há a ruptura folicular (ovulação). O folículo produz estrogênio, hormônio que atua no endométrio desenvolvendo-o.
Ao final da fase folicular, a produção de estrogênios chega a um nível crítico que faz a hipófise liberar um pico de LH. A ovulação ocorre quando o aumento dos níveis de LH causa a ruptura folicular. O óvulo é captado pelas fímbrias da tuba uterina e segue até a cavidade uterina, após três a quatro dias.
Após a ovulação, as células que faziam parte do folículo transformam-se no corpo lúteo. O corpo lúteo produz o hormônio progesterona que atua no endométrio (já estimulado pelo estrogênio) para torná-lo receptivo ao ovo fecundado. Entretanto, se não há gravidez, o corpo lúteo regride e deixa de produzir estrogênio e progesterona, levando à menstruação.


Ciclo endometrial
As transformações no endométrio durante o ciclo menstrual têm como objetivo prepará-lo para receber o ovo. Se não houver gravidez, há queda nos níveis de estrogênio e progesterona, levando a deterioração do endométrio e sua descamação na menstruação. Pode então ter início um novo ciclo de preparação endometrial.
Assim, o ciclo menstrual divide-se, em relação ao endométrio, em duas fases: proliferativa e secretora.
Na fase proliferativa, as células do endométrio se multiplicam, aumentando a espessura dessa camada e a quantidade de vasos sangüíneos. Após a ovulação, a progesterona secretada pelo corpo lúteo modifica o endométrio com desenvolvimento das glândulas endometriais, por isso, essa fase é denominada secretora. Essas modificações têm o objetivo de receber e nutrir o embrião no início da gravidez. Se a gravidez não ocorre, a queda dos níveis de progesterona e estrogênio leva ao colapso do endométrio, que descama então na menstruação.

Admin
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/04/2010

http://gravidez.cinebb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Hormônios e o ciclo menstrual

Mensagem  Admin em Seg Abr 26, 2010 6:51 am

O estímulo inicial da produção hormonal sexual feminina começa numa parte do sistema nervoso central denominada hipotálamo. Ali é produzido o hormônio liberador das gonadotrofinas (GnRH), que age na hipófise estimulando a produção de FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante). As gonadotrofinas FSH e LH vão, por sua vez, estimular o ovário no desenvolvimento dos folículos, na ovulação e no corpo lúteo.

Os níveis de FSH, LH, estrogênio e progesterona variam durante o ciclo menstrual.

Resumidamente, no início do ciclo a hipófise libera FSH e LH para o desenvolvimento do folículo. Quando o folículo está maduro, a hipófise libera um pico de LH que provoca a ruptura folicular (ovulação). Após a ovulação, o corpo lúteo produz estrogênio e, principalmente, progesterona. Se a gravidez ocorre, o corpo lúteo continua a secretar progesterona até que a placenta esteja desenvolvida. Se não há gravidez, o corpo lúteo regride e deixa de produzir estrogênio e progesterona. Com isso, o endométrio deixa de ser estimulado e descama na menstruação.

Admin
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/04/2010

http://gravidez.cinebb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum